É uma cidade histórica, com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.

A Guimarães atual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caracterizam as cidades modernas.

Guimarães é muitas vezes designada como Cidade Berço devido ao facto de aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de proteção de territórios a sul levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.

Os Vimaranenses são orgulhosamente tratados por Conquistadores, fruto dessa herança histórica de conquista iniciada precisamente em Guimarães. Exemplos de pontos fortes para visita:

 

Pontos de visita obrigatória:

  • Castelo de Guimarães
  • Centro Histórico de Guimarães – Património Mundial pela UNESCO
  • Paços dos Duques de Bragança na Colina Sagrada
  • Muralha da Cidade na Avenida Alberto Sampaio
  • Igreja e Convento das Dominicas na Rua Da Liberdade
  • Convento Santa Marinha da Costa no Largo Domingos Leite Castro
  • Mosteiro de S. Torcato em S. Torcato

Créditos das fotografias: Guimarães Turismo

top