
O Vale do Douro, compreendido entre Barqueiros e a fronteira, é fruto dos prodígios da natureza, mas também do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação. A vinha que gera as castas do célebre Vinho do Porto é a causa e a razão maior de todo este árduo trabalho. Séculos de labuta, fadiga e suor humano esventraram a terra, removeram o xisto maciço, moldaram os muros e patamares de socalcos para arrimar as videiras, erguendo esta obra colossal, que Marquês de Pombal recompensaria, no século XVIII, com o título de primeira Região Demarcada do mundo.
Pontos de interesse:
- Paisagem do Vale do Douro – Património Mundial classificado pela Unesco – Primeira região demarcada de vinhos do mundo deste 1756
- Quintas produtoras de vinho do Porto
- Paisagem única transformada pelo Homem
Cidade de Amarante
Para além de apreciar a beleza desta cidade banhada pelo Rio Tâmega, um dos importantes afluentes do Rio Douro, irá visitar a Igreja de São Gonçalo e o seu centro histórico.
Sabrosa
Em pleno Coração do Alto Douro Vinhateiro, irá fazer uma inesquecível descida até à Vila do Pinhão.
Vila do Pinhão
Classificada como Património Cultural da Humanidade irá visitar a estação ferroviária muito conhecida pelos 24 painéis de azulejos que retratam as paisagens do Douro.
Lamego
Visita a uma quinta vinícola especializada em vinhos espumantes.
Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.
Régua
Os seus pergaminhos contam feitos e obras dos primitivos anos da ocupação romana, mas o esplendor de hoje herdou-o da época dourada do negócio do Vinho do Porto. Marquês de Pombal transformou a pequena povoação ribeirinha do século XVII num dos mais movimentados entrepostos comerciais ao criar a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro em 1756 e consequentemente a Região Demarcada do Douro.
Entre muitos outros locais, irá visitar:
- Igreja de São Vicente, matriz da Galafura (século XVII – Imóvel de Interesse Público)
- Vitrais da Casa do Douro da autoria de Lino António
- Museu do Douro
- Solar do Vinho do Porto
- Casas e Solares brasonados
- Estação Arqueológica do Alto da Fonte do Milho em Canelas do Douro, Poiares (séculos I a IV d.c.)
- Necrópole medieval Fonte dos Mouros em Galafura
Créditos das fotografias: © Turismo do Douro